Você tem fome de que?

Eu amo ler e tenho uma estante cheia de livros, mas ainda não atingi minha primeira meta de 500 livros. - só tenho 200 e desses ainda falta ler 30 - Tenho meus momentos de leitura e os momentos para cada gênero. O único gênero que estou disposta a ler qualquer época do ano é Psicologia.

Gosto de saber sobre o funcionamento do cérebro, a mente humana, gosto de saber como as pessoas reagem a determinadas situações, as armadilhas que nós mesmos criamos. Ainda farei uma pós-graduação em Neurociência, essa área me encanta e me intriga.

A maioria das pessoas gordas ou obesas são assim por algum motivo específico, algum trauma, alguma carência... ao contrário do que se acredita raramente é algo genético, mas uma questão de hábitos. Outro fato comum é a desculpa que inventamos para nosso peso:

- Falta de tempo;
- Tireóide;
- Marido e filhos;
- A unha quebrou..
- etc.

Cada um sabe das condições que vive, sabe dos seus traumas, anseios e medos. Ouço com frequência: "Não sei porque estou gorda!", eu nunca disse isso porque eu sempre soube o porque de estar gorda o que eu não sabia era por qual razão eu me permiti ficar assim, eu não entendia porque não conseguia ter força de vontade para mudar essa situação.

Eu sempre considerei mais cômodo ficar trancafiada em casa com vergonha de mim mesma do que fazer uma alimentação balanceada e me privar de alimentos que não tem nenhum benefício a me acrescentar.

Então Você tem fome de quê?

Deepak Chopra me fez essa pergunta quando entrei numa livraria meses atrás. - Os livros me chamam, só viciados em livros entende o que estou falando - Independente da capa alaranjada chamativa do livro ele me seduziu por razões óbvias.

O livro promete te ajudar emagrecer pra sempre e jamais ganhar peso novamente e isso soa místico, mas basta ler os primeiros capítulos que dá pra entender que ali contém o que a gente já sabe, mas não pratica. É quase uma dieta Paleolítica, só que não é uma dieta, pois o autor não indica tamanho de porções, mas te apresenta os alimentos para que você saiba como seu corpo recebe cada um deles e eu estou falando de alimentos de verdade e não desses criados ou modificados em laboratório. 

Antes disso ele te ajuda a entender os motivos que te levam a comer, orienta a fazer uma breve pausa antes de ingerir qualquer coisa e tomar consciência do verdadeiro motivo para estar se alimentando, será que é fome mesmo?

Lembro que quando li o livro passei uma semana prestando atenção e 80% das vezes eu estava indo comer para preencher um vazio que não se pode preencher com comida e quantas pessoas não fazem a mesma coisa? Daí que depois dessa semana coisas piores aconteceram e eu estava suscetível a eventos externos e fui direto para o fundo do poço de onde comecei a sair quando iniciei o D60.

Agora faço uso de tudo o que aprendi naquele livro - e em outros - para manter a minha mente focada em mim e nos meus objetivos. Sei o que me estimula e o que me atrasa, sei o caminho que devo seguir e conto apenas comigo nessa jornada.

Então desde que estabeleci horários para me alimentar tenho um ritual a seguir caso deseje comer antes do planejado. Perguntas básicas:

- O que comi na refeição anterior?
- Quanto tempo falta para próxima refeição?
- Já bebi água? (sede e fome são parecidos)
- Estou realmente com fome ou alguma emoção está interferindo nisso?

É um processo tão automático que nem seque da tempo de chegar até a cozinha para petiscar.

Outro bom livro para ler é Barriga de Trigo. Não sei, mas acho que foi esse livro que viralizou a ideia de que o glúten é um vilão e o autor do livro tem argumentos quase que inquestionáveis.

Mas me conte, você tem fome de que?

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário